RESPOSTA CARTA ABERTA – Upgrade Digital Empresarial

 

Após a publicação da carta aberta sobre o programa Upgrade Digital Empresarial, tive a oportunidade de reunir-me com o Diretor Regional da Competitividade, Bruno Belo.

Quero agradecer, desde já, a rapidez com que fui recebido e a forma cordial e esclarecedora como a conversa decorreu.

Foi importante ouvir diretamente o ponto de vista institucional e esclarecer alguns pontos, nomeadamente um erro factual da minha parte: os projetos aprovados no âmbito do apoio têm, de facto, uma duração de 9 meses (e não 12), com execução obrigatória até 31 de dezembro de 2025, independentemente da data da candidatura. Essa correção é essencial e assumo-a com transparência.

Dito isto, as preocupações quanto ao tempo entre a candidatura e a aprovação mantêm-se válidas. A incerteza sobre quando começam os prazos contratuais e a ausência de feedback durante meses continuam a colocar empresas e prestadores de serviços numa posição delicada. No entanto, foi importante perceber o ponto de vista, da logística e trabalhos da DRAIC.

A minha posição não é política nem pessoal mas sim empresarial. Como referi também na entrevista à Antena 1, não tenho qualquer filiação partidária. Apenas representei o sentimento real de muitos empresários e prestadores de serviços que, como eu, querem contribuir para o desenvolvimento digital da nossa região.

Agradeço novamente a abertura ao diálogo por parte da Direção Regional e a velocidade com que responderam a esta causa.

Eu e a Digital Natives Portugal continuaremos atentos, construtivos e disponíveis para colaborar!

 

Miguel Estorninho

CEO & Fundador Digital Natives Portugal